O Programa de Educação Financeira (PEF)
O Programa de Educação Financeira para Comunidades Quilombolas e Assentamentos da Reforma Agrária com foco em assentamentos da reforma agrária e territórios de comunidades remanescentes de quilombos titulados e/ou certificados, propõe-se a estimular diversos segmentos das comunidades em foco, a utilizar princípios da economia financeira para o gerenciamento da vida financeira, contribuindo para que os orçamentos das famílias proporcionem o máximo de qualidade de vida possível e estimulem a cidadania.
Serão oferecidos cursos regulares que tem por objetivo, a partir de princípios econômicos, conduzir às pessoas a encontrarem estratégias financeiras que possam ser atualizadas tanto no presente momento quanto no futuro, proporcionando a conquista da segurança material necessária, através da geração de recursos perenes que garantam a sua saúde econômica.
Objetivos
O objetivo é dialogar com o público-alvo do projeto no descobrimento e desenvolvimento de estratégias próprias que possam dar suporte ao equilíbrio de sua vida financeira, por meio da adesão a uma postura sustentada pela aquisição de conhecimento, que os conduza ao entendimento claro de assuntos relacionados à economia, a educação fiscal, ao consumo consciente, a contabilidade doméstica, entre outros, levando-os também a conectarem e refletirem estes assuntos juntamente com as questões referentes à agricultura familiar, custos de produção, empreendedorismo e associativismo.
- Esclarecer aspectos referentes à economia contemporânea;
- Aplicar princípios da contabilidade no cotidiano do orçamento familiar;
- Discutir aspectos de associativismo;
- Discutir aspectos do empreendedorismo;
- Discutir aspectos referentes ao planejamento familiar;
- Esclarecer aspectos referentes a mapeamento de custos de produção na agricultura familiar.
Público Alvo
Comunidades Quilombolas
Pessoas residentes em comunidades quilombolas contempladas em toda a região sudeste do Brasil.
Assentamentos
Pessoas residentes em assentamentos da reforma agrária contemplados em toda a região sudeste do Brasil.
Benefícios
O projeto visa proporcionar os seguintes benefícios na comunidade:
- Estímulo de segmentos da Comunidade
- Aperfeiçoamento do gerenciamento da vida financeira
- Maximização da qualidade de vida
- Estímulo da cidadania
- Promoção do Equilíbrio Financeiro
- Aprimoramento do conhecimento e uso dos recursos disponíveis
- Desenvolvimento do empreendedorismo
Plano de Ação
O Programa tem inicio com a contratação e capacitação de colaboradores, técnicos e administrativos. A seguir as comunidades selecionadas serão contactadas pela equipe, iniciando o processo de execução.
Através de colaboradores locais, que serão devidamente treinados, os cursos serão disponibilizados gradativamente para matrícula e posterior execução. Ao concluir os cursos escolhidos, o aluno será devidamente certificado.
Durante todo o processo dados serão coletados e avaliados por profissionais altamente qualificados. Os resultados obtidos da coleta de dados serão utilizados para o aprimoramento e expansão do projeto.