Conheça Jane
Neste domingo (8), é comemorado o Dia Internacional da Mulher e para celebrar um dia marcado por tanta luta e resistência, o NEES/PROEX/UFF conversou com Jane Maria Oliveira, de 44 anos, mulher negra que mora na comunidade quilombola Maria Joaquina, em Praia Rasa, localizada em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
Afirmando ser um desafio diário, Jane revela que ser uma mulher vivendo em um quilombo é uma ação de resistência. “Temos dentro de nós uma resistência, a mulher quilombola não vai só trabalhar e voltar para sua casa, a gente está envolvido em questões da comunidade. Nós vamos para o embate direto pois é necessário ir, nem eu sei de onde sai tanta força, a mulher quilombola resiste e luta pelo seu território”, afirmou Jane.
Se espelhando em Dandara dos Palmares, mulher de Zumbi dos Palmares, Jane conta que a emocionante história de vida dela é muito significativo. “Na sua história tem todo um processo de luta, ela auxiliou Zumbi no combate, foi uma guerreira”, disse.
Mostrando a garra da mulher, a guerreira Jane se diz confiante e disposta para continuar lutando em busca de acesso às políticas públicas para o seu povo. “Sonhamos com direitos iguais, com um futuro, uma juventude mais qualificada e um território sustentável para levar uma vida digna”, finalizou ela.
Conheça Neusa
O NEES/PROEX/UFF também visitou o Quilombo Riacho da Cruz, em Januária – MG e conversou com sua presidente Neusa Nery Santos.
Além de ser uma liderança da comunidade Neusa trabalha com artesanato de bolsas e almofadas e atua na diretoria implementando projetos com o objetivo de tornar o quilombo autossustentável com um giro econômico interno e externo.
Veja seu depoimento no vídeo abaixo: